6 de junho de 2012

Pedaços e fragmentos de memória



Aquele filme abre as cortinas e sem licença invade os nossos pensamentos: são pedaços e fragmentos de memória guardados no fundo das nossas mentes. Não há como esquecer, está tudo aqui.


A vida abraça a criança que sonda um círculo de amizades na escola após muitos carrinhos quebrados, bolinhas de gude perdidas e adesivos trocados. Desde aí define caráter. Julga o que é correto e forma a índole. Entende que o mundo em que vivemos vai muito além de desenhos animados. Conhece a menina dos seus sonhos, a Cinderela do chinelo de dedos e a Rapunzel do rabo de cavalo. Se depara com sua primeira decepção amorosa: laranjas não são limões e nem procuram por metades. Na adolescência, procura por limões para espremer na bebida. Sem pestanejar, voa para longe da barra da saia da mãe - às vezes, mais longe do que deveria.

Está na idade típica de qualquer ser humano quando se é adolescente e questiona tudo à sua volta. Muitas vezes sente-se incompreendido e se expressa com rebeldia e mau humor. Na confusão e nas consequências, tropeça na vida pela falta de experiência, mas só assim, aprende com os erros e acertos. Encontra em sua frente um leque de opções, trilhos duplos e um nó para desenrolar ao longo desta fase quase-adulta. O jovem deixa de ser o centro das atenções e se torna alvo de todas as partes, pois ainda está moldando seus pensamentos e opiniões. Quando chega à fase adulta, ganha estabilidade financeira e social (ou pelo menos assim deveria ser). O futuro da nação que dependia do adolescente desmerece nas mãos do adulto que ganha poder. Este forma uma família e repassa todos os valores e ensinamentos obtidos ao longo desses anos para os seus filhos. Para conquistar tudo o que você queria, foi dada uma oportunidade. Tudo o que você conquistou, foi puro mérito seu. 

Ter amigos, amores, felicidades e tristezas, tudo isso parte de algo que chamamos de "vida", sem ao menos sabermos a definição exata dessa palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros