16 de junho de 2012

Quer sair do tédio?



Cabeça apoiada, pálpebras pesadas, bocejos constantes, suspiros e desânimo. Estes são alguns dos sintomas de quem está entediado e não sente mais prazer no que faz. Pesquisadores que há anos investigam com ânimo o tédio alheio, afirmaram que os jovens sofrem mais com esse problema e, de modo geral, os homens ficam mais entediados do que as mulheres. 

As férias estão cada vez mais perto e, às vezes, elas se tornam monótonas e desinteressantes, principalmente quando não há nada para se fazer. Confira algumas dicas que podem ser a sua salvação em um dia de chuva (no sentido literal e metafórico).

Use a criatividade

Eu acredito que a criatividade é uma das melhores características do ser humano. Com um pouco de humor, muita criatividade e alguns arriscam a dizer "falta do que fazer", o fotógrafo sueco Magnus Muhr utilizou papel sulfite, lápis, moscas mortas e uma boa máquina fotográfica para fazer essa obra de arte um tanto peculiar. Confira:





As moscas mortas também têm a sua serventia. Os desenhos dão impressão de movimento por conta dos bracinhos e perninhas acrescentadas a lápis nas moscas. Por mais estranho que pareça, certamente o autor desta obra não ficou enfadado durante o processo de elaboração. Saiba se virar com o que tem à disposição: crie novas saídas, tenha ideias inovadoras, tudo isso é criatividade. Isto não quer dizer que você precisa sair correndo com um inseticida na mão para se ocupar. A criatividade é fonte de distração.

Arrume o quarto


Arrumar o quarto na maioria das vezes é uma tarefa cansativa, mas necessária. Organização não é sinônimo de complicação, perfeccionismo, sem quê de Mônica Geller de Friends. Ser organizado é prioridade fundamental, mesmo quando o assunto se trata de arrumar a gaveta bagunçada. Desprenda parte do seu tempo para a organização, apesar daquela velha história de deixar para depois. Organizar o armário, enfileirar livros, organizar CDs e DVDs, fazer doações regulares, se desfazer de objetos e coisas que não precisa mais é um bom caminho para melhorar a sua organização, além de promover o desapego.

Aprenda a cozinhar


Saber cozinhar é necessário para a vida, mesmo que seja uma omelete. Por enquanto, algumas pessoas têm o privilégio de receber almoço pronto, ou se viram com o fast-food da lanchonete da esquina. Se você é adepto à regra, será inevitável que um dia irá precisar pôr em prática tudo o que aprendeu na cozinha. E quando esse "tudo" se resume a nada? 

Macarrão instantâneo é a salvação e o recurso mais provável das pessoas que moram sozinhas ou que simplesmente não sabem cozinhar. Para piorar a situação, há quem erra a mão na massa quando o mínimo à ser feito é colocar por três minutos no microondas. Tente quantas vezes for necessário, não se canse de errar. A pior parte de cozinhar não é queimar neurônios pensando no que fazer e sim queimar o fundo da panela. Para aqueles que colocam em prática de maneira equivocada seus dotes culinários: o problema é que existe um abismo entre gostar de cozinhar e saber cozinhar. Se nada der certo, Mcdonald's é a solução.

Fotografe


Aproveite os passeios para tirar fotos criativas e além de passar o tempo aprender um pouco de fotografia. Em uma viagem lembre-se de levar a câmera sempre consigo, pois você nunca sabe o que irá encontrar pelo caminho e a cena capturada pode lhe render uma boa imagem. Se você não pretende sair de casa, seja o seu próprio fotógrafo. Dessa maneira, além de descobrir qual o seu melhor ângulo, você passa a se conhecer melhor. É uma boa dica, já que nem sempre há alguém disponível para lhe fotografar, ou caso também você não goste de ser fotografado. Não importa a câmera que você está usando, basta apenas saber usá-la.

Saia da mesmice


Vamos rever a rotina: acordar ao som de um despertador, ler o jornal enquanto toma café, ir para a escola/emprego. No intervalo, conferir o que os amigos andam escrevendo nas redes sociais, ler as novidades dos seus blogs e sites favoritos. Paralelamente e, sempre que possível, conversar e/ou mandar SMS aos amigos. Voltar ao trabalho, terminar as tarefas do dia, ir a algum lugar, ver TV, checar o e-mail, atualizar suas redes sociais e finalmente ir dormir. 

Se o tédio tem a ver com a mesmice, renove tudo! Faça desenhos, se inspire, use a criatividade, baixe uma playlist de músicas novas, faça mudanças no quarto, conheça novas pessoas, passeie nos museus, vá ao cinema, frequente lugares novos. Permita-se conhecer e fazer novas coisas, assim você nunca ficará entediado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros