20 de outubro de 2012

Que profissão seguir?

Ao contrário do que muitos afirmam, escolher uma profissão não é uma tarefa tão simples como parece. Ainda mais para quem está em dúvida entre duas ou mais profissões. Rever decisões não custa, para não errar de profissão e se arrepender depois. Algumas pessoas já sabem desde muito cedo o que querem fazer da vida e que carreira querem seguir. Contudo, essa não é a realidade da maioria dos estudantes: muitos chegam ao ponto de não ter ideia do que fazer na época de inscrições para o vestibular. Às vezes, mesmo os que já têm definida a profissão que querem seguir, mudam de opinião, desistem da faculdade e até do trabalho depois de formado. A mudança não significa fracasso, nem frustração, mas sim a aceitação de novos desafios.


Uma maneira simples para escolher que profissão seguir é pensar em qual matéria mais gosta ou gostava na escola. Se você tem afinidade com matemática poderá escolher Engenharia ou Arquitetura, por exemplo. Se você gosta de Língua Portuguesa e tem facilidade para se comunicar, poderá optar pela Comunicação Social. Quem sabe usar muito bem um computador ou celular, poderá apostar em Mídias Sociais. É dessa forma que poderá estar encontrando algo que te satisfaça profissionalmente. Você ainda pode chegar à escolha certa por meio de testes vocacionais. Para alguns, pode dar certo, para outros, causa maior confusão, pois fica aquela dúvida se é isso mesmo. Há também a possibilidade de analisar suas características pessoais. Nessa análise você pode achar alguma profissão que combine com suas características.

O que você deve se perguntar antes de qualquer escolha é: "O que eu espero da minha futura profissão?", "Ser bem sucedido?", "Fazer o que eu gosto mesmo ganhando pouco com isso?". Alguns escolhem uma profissão que tenha um bom salário, outros já preferem escolher uma profissão que proporcione satisfação. Para os especialistas em recursos humanos, o sucesso numa profissão depende de 30% de conhecimento e 70% de atitude. O salário que receberá nessa profissão é um fator secundário que não deve se preocupar, porque se você faz uma faculdade terá um salário merecido. Procure escolher uma profissão que não só goste, mas que também você tenha certa prática e consiga se imaginar a exercendo. Dizem por aí que quem não sabe pra onde quer ir não chega a lugar nenhum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros