20 de dezembro de 2012

O verdadeiro significado do Natal


O ano está chegando ao fim e os cristãos comemoram o Natal. Há quem diga que o Natal é uma data comercial, mas cadê o espírito natalino? O Natal não é uma data comercial. É celebrado em lembrança do nascimento de Jesus Cristo. As pessoas influenciadas pelo consumismo não têm sua visão própria do que significa a data.

A tradição de presentear os familiares e amigos na noite de Natal se dá por conta da história bíblica, onde os três Reis Magos presentearam o Menino Jesus com incenso, ouro e mirra no dia do seu nascimento. A brincadeira que envolve troca de presentes chamada "amigo secreto" ou "amigo oculto", muitas vezes ocasionam inimizades em consequência da decepção pelo presente recebido. Não seria a noite do Natal propícia para a união da família, onde a fraternidade, a solidariedade, a benevolência e a gratidão tomam conta? Sugiro que você escolha a cartinha de uma criança no Correio mais próximo, assuma o compromisso e presenteia-a com o seu pedido de Natal. Se desfaça de brinquedos que você tem guardado e doe as roupas que você não usa mais e faça uma criança feliz.

O Natal perdeu o seu verdadeiro significado. Por causa da falta de religiosidade e do consumismo, valores que antes eram cultivados se encontram esquecidos. A triste realidade é que a maioria não vive de religião, vive do comércio. As crianças desde pequenas têm aquele pensamento de que no Natal irão ganhar presentes dos pais e muitas não conhecem o real significado do Natal. Não é só aquele velhinho caridoso de barba branca vestido de vermelho, que distribui presentes pelo mundo inteiro com um saco nas costas, não é só um pernil em cima da mesa que representa o Natal. Não é preciso uma mesa farta e recheada de guloseimas para celebrar a data. Não é preciso uma casa decorada, cheia de luzinhas e objetos decorativos. Tudo isso é comércio, não que faça parte da data. Tudo é lindo, tudo colore, tudo brilha, mas tudo isso é mundano! É clichê eu sei, mas é verdade: nem tudo que brilha é ouro.

TENTATIVA FRUSTRADA DE SALVAR O MUNDO

Lá do outro lado do mundo, um pastor chinês resolveu "salvar" o mundo com nove cristãos. Enquanto ensinavam sobre o verdadeiro significado do Natal e pregavam sobre o nascimento de Jesus, foram abordados pela polícia chinesa (cerca de quarenta policiais) e foram presos. O pregador acatou a punição e foram soltos. O que isso comunica sobre o amor de Deus e valor da pessoa humana? Como é grande e contraditório o mundo em que vivemos!

ESPÍRITO DO NATAL

Na Bíblia, segundo o evangelho de Mateus está escrito: "Onde houver dois ou mais reunidos em meu nome, estarei no meio deles" (18:20). É este o espírito natalino. Quando se tem saúde e alegria tudo tem um sentido, tudo se preenche.

É muito relativo dizer que a maneira mais honesta, humilde e eficaz para se desapegar de bens materiais é ser pobre e não ter bens materiais. Às vezes, as pessoas têm tudo e mesmo assim não se apegam a bens materiais e valorizam os bens espirituais. Mas também há aqueles que são pobres de espírito e de bens materiais, almejam apenas ter coisas e se tornam materialistas. É uma forma de comportamento vista na realidade como normal, mas que nada essência é anormal. Nestes dias que antecedem o Natal: pense, depois reformule! Sem mais, um feliz Natal a todos vocês, caros leitores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros