11 de junho de 2016

20 motivos para detestar o frio

Enquanto escrevo esse texto, lá fora faz três graus. Na boa, não consigo entender como tem gente que gosta de frio, alguns ainda procuram a serra, que registra temperaturas mais baixas. Por acaso alguém aí gosta de sentir os pés e as mãos congelados? Se sim, pegue seu casaco e procure um psicólogo. No Rio Grande do Sul, estado que leva a fama de ser o mais gelado do Brasil, faz frio de "ranguear cusco" (entenda a expressão). Prepare um café quente e confira a lista de 20 motivos para detestar o frio. Vamos rir para não chorar, porque nesse frio que está fazendo até lágrima congela.



1) O inverno é a época propícia para o aparecimento de gripes e resfriados, sem falar naquela costumeira reclamação de sempre. Você não irá ouvir menos que três reclamações de frio por dia, vindas de pessoas diferentes (incluindo a mim também).

2) Por mais agasalho que você use, a ponto de parecer com um urso, dividido em várias camadas igual cebola, nunca será o suficiente para diminuir a sensação de frio. Isso quando a pessoa falta o banho e reaproveita o pijama da noite passada por baixo das roupas durante o dia, colocando mais uns três pares de meias, luvas, mantas e toucas... E ainda dizem que as pessoas ficam mais elegantes no frio.  



3) Quem sofre de problemas respiratórios, no inverno sofre em dobro: vem asma, rinite, sinusite... Se esses problemas já são complicados, no frio eles se intensificam. 

4) É tanto excesso de roupa que fica difícil lavar tudo de uma só vez. Ainda mais porque a maioria dos dias de frio não faz sol. Só uma secadora resolve o problema.

5) Uma das queixas universais no inverno é a privada gelada. Ninguém está livre desse aperto. Mas calma, seus problemas acabaram! Você sabia que existe um aquecedor de assento com ajuste de temperatura que pode se encontrado nas lojas online por R$ 960? Por essa você não esperava...



6) Atchim! Se você pega transporte público e trabalha em locais fechados, sabe o quanto é desagradável ficar enclausurado no mesmo ambiente que alguém espirrando o tempo todo, mas todos nós estamos suscetíveis a pegar um resfriado ou a ficar gripado de vez em quando. Nessas horas vale lembrar algumas dicas de higiene para não espalhar germes, como cobrir a boca e o nariz com um lenço quando tossir ou assoar o nariz. 


7) Quem tem rinite, sabe que a quantidade de corrimento nasal é proporcional à vazão de água das Cataratas do Iguaçu, principalmente quando você está de cabeça baixa. Por mais que você limpe o nariz, é inevitável escapar um ou outro pingo em cima dos cadernos, dos livros e das provas (aí ferrou). Coitados dos professores...

8) A época é difícil para os solteiros que não têm um amor para se esquentar e assistir filme em dia de chuva. Por isso foi criada a campanha: "Adote um solteiro no inverno". 



9) Para curar gripes e resfriados, há quem compre meia farmácia, outros, no entanto, recorrem a chás e descobrem uma infinidade de receitas de remédios caseiros com a avó. 

10) As roupas mais quentes são feitas de lã, mas para quem é alérgico a situação se complica. Você tem duas opções: passa frio ou coloca mais agasalho para compensar, evitando assim a alergia, ou fica aquecido com um casaco de lã e começa a espirrar.

11) Por causa do frio, os lábios ficam rachados. Daí você quer tirar a "casquinha" (que é quase a mesma sensação de estourar plástico bolha), podendo ocorrer sangramento. 


12) Dor de garganta é bastante comum nessa época e causa um extremo desconforto nas cordas vocais, seguido da perda de voz. É nessa hora que você fica falando igual um velho fumante, com a voz da Marge Simpson, do Pato Donald ou da Aracy da Top Therm. 

13) Nos dias rigorosos de inverno, a gente sempre pensa: "Fico mais alguns minutinhos na cama ou cumpro com meus compromissos?". Por mais que alguns insistam em dizer que é pura preguiça, para mim, pular logo cedo da cama com termômetros abaixo de zero, é tortura! Mas já dizia aquele velho ditado: "Deus ajuda quem cedo madruga". 



14) Dentro do carro, você liga o ar condicionado a uma temperatura do Deserto do Saara em pleno verão. Daí você vai para a rua e sente aquele ar polar congelante, como se estivesse no Alasca e, assim, continua o círculo infinito de oscilação de temperatura

15) Nesse período, os casos de depressão aumentam. A doença é comum em países frios como a Holanda, pois a falta de sol e a consequente ausência de vitamina D, que causa bem-estar, deixa algumas pessoas mais deprimidas

16) Sair de casa à noite no inverno, quando surge um imprevisto ou aquele evento que você não pode faltar e vai contrariado, é uma verdadeira prova de coragem.


17) No inverno, as pessoas tendem a comer mais, pois precisamos de energia para manter nossa temperatura corporal constante. Mas alguns não fazem nada além de comer e dormir, engordando muito. É importante lembrar que a prática de atividade física ajuda a manter um balanço energético ideal, além de melhorar o condicionamento físico, proporcionar mais saúde e aumentar a sensação de bem-estar. Por isso vale a pena acordar mais cedo para fazer caminhada, pedalar ou ir para a academia, por exemplo. 

18) O inverno estimula a arrecadação de agasalhos, o que é um ponto muito positivo a destacar. No entanto, alguns moradores de rua e animais abandonados não são contemplados com essas doações, tendo que enfrentar o frio rigoroso, vindo à óbito



19) Sempre surge aquela vontade de ir ao banheiro no meio da noite, nos obrigando a deixar a cama quentinha para encarar o ar gelado

20) Difícil não é entrar no banho e, sim, sair dele. Muitas pessoas usam esse momento para pensar na vida, passando horas debaixo do chuveiro, até que alguém comece a gritar: "Vai queimar esse chuveiro!". Mas não é só por causa da conta de luz, deve-se evitar ao máximo o desperdício de água pensando nas questões sociais e ambientais.   


DICAS DE LEITURA

Apesar dos pontos negativos, o inverno também tem o seu lado bom, por incrível que pareça. Tudo o que você precisa saber para aproveitar o melhor da estação está aqui. Veja a lista de "5 coisas legais para se fazer no frio". Você tem dificuldade para acordar cedo? Confira cinco despertadores criativos, artes no café, uma trilha sonora animada e algumas dicas para espantar o sono no "Manual para vencer a preguiça"Saiba os benefícios da atividade física e as consequências da má alimentação: "Movimente-se".

PARTICIPE

Você gosta ou detesta o inverno? Deixe sua opinião. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros