6 de agosto de 2016

Os 10 países mais incomuns que visitaram o blog


Diante da imensidão do mundo, percebemos o quão pequenos somos. O mundo é grande demais para ficarmos parados num único lugar. E não precisamos colocar o pé pra fora de casa para desbravar terras desconhecidas, aprender idiomas, conhecer novas culturas e admirar paisagens diferentes da qual estamos acostumados a ver: os livros, a TV e a internet nos proporcionam tudo isso. Quando eu criei este blog, não imaginava que os meus textos chegariam a tantos países, muitos dos quais eu nunca ouvi falar antes. Em junho, o Tudo Improviso completou quatro anos de existência e chegou a 100 mil acessos. Então decidi compartilhar com vocês os 10 países mais peculiares que visitaram o blog. Conheça um pouco mais sobre cada um deles:

Azerbaijão


Situado no oriente da região de Transcaucásia, o Azerbaijão é um país quase totalmente coberto por desertos de pedra e areia, que divide fronteiras com a Rússia ao norte, onde encontra-se o seu ponto mais alto, na cordilheira de Bazarduzu Dagi (4,485 mil metros). O idioma oficial é o azeri, uma língua turcomana falada no sudoeste da Ásia. A capital é Baku, a maior cidade e maior porto do país, localizado às margens do Mar Cáspio. O clima oscila entre moderado e subtropical, seco nas montanhas e úmido nas planícies. As montanhas estão cobertas por matas e as temperaturas variam conforme a estação do ano. Chamada de "Terra do Fogo", o país possui uma geologia única, com depósito de gás natural que criou fissuras de onde expele fogo. O Azerbaijão é um estado laico e a sua Constituição garante a liberdade religiosa, no entanto, a religião maioritária é o islã e o xiismo. O país tem importantes jazidas de petróleo, cobre e ferro. Seus prédios modernos, monumentos, museus e praias garantem o turismo. 

Suriname


O Suriname é um país do norte da América do Sul, limitado a sul pelo Brasil, Guiana Francesa a leste e Guiana a oeste. Na área costeira do norte está localizada a maioria da população, além de grandes plantações. A parte sul é composta por floresta tropical e savana, além de ser pouco habitada, ao longo da fronteira com o Brasil - cerca de 80% da área total do país. As duas principais cadeias montanhosas são as montanhas Bakhuys e Van Asch Van Wijck. O Suriname tem um clipe tropical quente. As temperaturas máximas e mínimas são praticamente idênticas em todos os meses. A língua oficial é a neerlandesa, ou holandês. As religiões dominantes são o cristianismo, o hinduísmo e o islamismo. Seus jardins, parques e reservas ambientais promovem o turismo.

Kuwait


Kuwait é um emirado árabe soberano situado no nordeste da península Arábica na Ásia Ocidental. Faz fronteira com a Arábia Saudita ao sul e ao norte com o Iraque. O país tem a quinta maior reserva de petróleo do mundo - cerca de 10% das reservas mundiais. A planície de areia do Deserto da Arábia abrange a maior parte do Kuwait. O país tem nove ilhas, sendo apenas uma delas habitada, a Failaka. A capital Cidade de Kuwait está localizada na Baía do Kuwait, um porto natural de águas profundas. A maioria da população do Kuwait pertence à religião muçulmana. Sua arquitetura sofisticada, seus parques aquáticos e reservas florestais estão entre as principais atrações turísticas. 

Bósnia e Herzegovina 


Bósnia e Herzegovina é uma república federal dos Balcãs (região sudeste da Europa), situada a norte e oeste pela Croácia. Sua capital é a cidade de Sarajevo, uma das mais importantes da Península Balcânica. Na parte setentrional (norte) existe uma região de montanhas, onde se encontra uma cobertura de florestas densas. Na parte meridional (sul) há montes rochosos, no qual é praticada a agricultura. As religiões dominantes são muçulmana e sunita. O clima é continental com influências mediterrâneas nas áreas costeiras, com verões quentes e invernos frios e nevados. Seus museus, parques e santuários são as principais fontes de turismo. O Rio Miljacka, conhecido como Rio de Sarajevo, é um dos principais destinos turísticos do país.

São Tomé e Príncipe 


São Tomé e Príncipe é um estado insular localizado no Golfo da Guiné, composta pelas ilhas de São Tomé e Príncipe, além de várias ilhotas. Essas duas ilhas principais são antigas colônias portuguesas, situadas junto à linha do Equador, a cerca de 300 quilômetros da costa ocidental da África. Todo o arquipélago se encontra no rifte da linha vulcânica dos Camarões. O clima é típico equatorial, quente e úmido. Devido à influência da colonização, o português é a língua oficial, falada pela maioria da população do país. Embora exista uma gama de manifestações religiosas, estima-se que a maioria seja cristã. Com águas cristalinas, o arquipélago possui uma grande diversidade e riqueza ambiental e cultural, servindo como habitat de aves raras e plantas nativas. 

Emirados Árabes Unidos


Os Emirados Árabes Unidos são um país árabe localizado no Golfo Pérsico, no sudeste da Península Arábica, fazendo fronteira com a Arábia Saudita. São formados por uma confederação de monarquias árabes (nela, o chefe do Estado se mantém no cargo até a sua morte ou abdicação), cada um contendo a sua soberania, chamados emirados, sendo os mais conhecidos Dubai e Abu Dhabi, a capital e a segunda maior cidade. O país localiza-se nas proximidades do Estreito de Ormuz, uma rota de escoamento de petróleo, garantindo a ele a sexta maior reserva de petróleo mundial, sendo uma das economias mais desenvolvidas do Oriente Médio. Sua arquitetura imponente e luxuosa, suas praias paradisíacas, seus desertos e parques aquáticos estão entre as principais atrações turísicas. A religião oficial e a mais popular é o islamismo.

Eslováquia


Limitada pela Polônia ao norte e pela Hungria ao sul, a Eslováquia está localizada em uma região montanhosa. Os montes Cárpatos desenrolam-se ao longo da maior parte da metade norte do país. A capital e a maior cidade é Bratislava. A língua oficial é o eslovaco. O clima é continental (temperatura média acima de 10 graus no verão e abaixo de zero no inverno) com influência marinha no sul e oeste. O clima ameno e a geologia do país propiciam a diversidade de espécies de plantas - cerca de 40% do território total é ocupado por florestas. A vegetação cresce em sentido vertical por conta do aumento da altitude. A maioria dos cidadãos eslovacos seguem o cristianismo. A Eslováquia é um país rico em turismo: possui montanhas, cavernas, vilas medievais e castelos, com destaque para o Castelo de Bran, datado do século XIV.

Romênia



Localizada no centro-sudeste da Europa, a Romênia é uma república semipresidencialista, cujo sistema de governo o presidente partilha o poder executivo com um primeiro-ministro e um gabinete, ambos responsáveis pela legislatura do Estado. O país é o sétimo mais populoso da União Européia. Sua capital e maior cidade é Bucareste. A maioria da população fala romeno. A Romênia é um país rico em história e cultura. O clima é temperado e continental, com quatro estações definidas. Embora a Romênia seja considerada um Estado laico e não possua religião oficial, a maioria da população se identifica como cristã. O Castelo do Drácula é uma das principais atrações turísticas do país.

Bangladesh



Bangladesh é um país asiático rodeado pela Índia, exceto a sudoeste. Sua capital e maior cidade é Daca. A língua oficial é o bengali e o inglês é usado como segunda língua. O islã é a maior religião do país. O clima é tropical, com um inverno ameno e verão quente e úmido, favorecendo a diversidade de espécies de vegetais. A maior parte do país é composta por planícies baixas, fertilizadas pelas enchentes dos rios. A costa é formada por uma imensa selva pantanosa, tornando as terras férteis. O Bangladesh assume a oitava posição em maior número de habitantes do mundo, chegando a cerca de 150 milhões de habitantes em 2012. Seus museus, monumentos históricos e o Deserto da Argélia, no centro-oeste da África, são uma das maiores atrações turísticas.

Argélia



A Argélia é um país da África do Norte, cuja capital é Argel, banhada pelo Mediterrâneo. Faz fronteira com a Tunísia, a Líbia e o Marrocos. O árabe é a língua oficial da Argélia. A maioria da população é muçulmana. É o segundo maior país em extensão territorial do continente africano. O deserto do Saara está localizado na região ao sul do país. A parte norte é formada por uma cadeia de montanhas do Atlas, que possui um clima mediterrâneo e solo fértil abundante. Há também grandes áreas de dunas de areia no norte e no leste. Um dos destaques turísticos é Casbá de Argel, uma almedina (ruínas de cidade islâmica) considerada Patrimônio Histórico pela Unesco. 

PARTICIPE

Qual desses países você gostaria de conhecer e por quê? Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros